Valvulopatias

Home / Valvulopatias
Valvulopatias
Valvulopatias
Valvulopatias

As valvulopatias são doenças que atingem as válvulas cardíacas, fazendo com que não funcionem corretamente.

As 4 válvulas do coração são: a válvula tricúspide, mitral, pulmonar e aórtica, que se abrem e fecham sempre que o coração bate, permitindo a circulação do sangue. Quando estas válvulas sofrem lesões podem surgir dois tipos de problemas:

Estenose: quando a válvula não abre corretamente, impedindo a passagem do sangue;
Insuficiência: quando a válvula não fecha corretamente, provocando refluxo de sangue.
A febre reumática pode causar a valvulopatia reumática, que pode ocorrer devido a defeitos de nascença nas válvulas do coração, alterações relacionadas com a idade, endocardite ou lúpus.

Os sintomas das valvulopatias são a presença de sopros no coração, fadiga, falta de ar, dor no peito ou inchaço. Muitos indivíduos têm valvulopatias, mas não apresentam sintomas, nem têm qualquer tipo de problema cardíaco. Porém, em outros indivíduos, a valvulopatia pode piorar lentamente ao longo da vida, provocando problemas cardíacos graves como insuficiência cardíaca, derrame, coágulos sanguíneos ou morte súbita por parada cardiorrespiratória.

O objetivo do tratamento das valvulopatias é reduzir a evolução da insuficiência cardíaca e prevenir complicações. O médico cardiologista é o especialista indicado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o indivíduo com valvulopatia.